É uma boa ideia pendurar um lustre no seu quarto?

É uma boa ideia pendurar um lustre no seu quarto?
Foto: Unsplash

Se você ama a elegância dos candelabros, pode ficar tentado a instalar essas luminárias em toda a sua casa, principalmente no quarto. Tradicionalmente, lustres são colocados sobre foyers e mesas de jantar, mas é muito menos comum vê-los em quartos.

No entanto, isso não significa que eles não seriam uma boa iluminação para o quarto. Embora a imagem de uma peça clássica pingando em cristais ou com braços que seguram luzes semelhantes a velas possa vir à mente, o termo “lustre” pode realmente se referir a qualquer luminária suspensa com vários braços que se ramificam do corpo principal.

5 coisas que você pode eliminar do seu quarto sem pensar duas vezes
6 maneiras simples e elegantes de deixar sua sala de estar mais bonita 
+ 6 tendências de cores para quarto em 2024

Isso significa que, ao comprar um lustre, você descobrirá que há muitos estilos para escolher, incluindo tradicional sofisticado, moderno elegante e muito mais.

Você nunca deve subestimar o que a luminária certa pode trazer para um design, mesmo em uma sala casual como o quarto. Um lustre pode adicionar um ponto focal e ajudar a chamar a atenção para cima, fazendo com que o espaço pareça mais alto e maior. No entanto, também há algumas considerações a serem feitas antes de instalar esta grande luminária no quarto.

As dimensões fazem a diferença

Ao adicionar um lustre a um quarto, a altura do teto deve ser o primeiro fator a ser considerado. Como os lustres ficam pendurados, você normalmente deseja tetos com pelo menos 3 metros de altura para evitar bater com a cabeça na luminária ou esbarrar em outras peças de mobiliário.

Tetos mais curtos podem se beneficiar de tipos em miniatura, que criarão uma aparência semelhante com menos comprimento. No entanto, você deve sempre evitar pendurar o lustre muito perto do teto.

Junto com o tamanho do lustre, a escala do recurso na sala é tão importante quanto os quartos menores podem se sentir sobrecarregados por uma grande luminária. Em geral, é uma boa ideia que o diâmetro do candelabro tenha aproximadamente o comprimento mais a largura de uma sala, mas em polegadas. Por exemplo, uma sala de 4 metros quadrados se beneficiaria de uma luminária com um diâmetro de 50 cm. Para muitas pessoas, o tamanho da sala e o tamanho da luminária é o que será um ponto de discórdia.

Ter uma luz de teto central também pode criar áreas escuras em uma sala, pois a luz pode não alcançar todos os cantos. Como a maioria dos lustres de quarto são colocados sobre a cama ou diretamente no centro do teto, pode haver algumas áreas mais iluminadas do que outras, principalmente em quartos maiores. Isso pode ser facilmente combatido usando lâmpadas ou recursos de iluminação menores para iluminar esses cantos.

Fonte: HouseDigest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top